Atividades de Extensão |
Trabalho desenvolvido na disciplina Políticas, Estrutura e Gestão da Educação Básica com o Curso Pedagogia – PARFOR, nível III, apresentado em 23 de janeiro de 2013. Políticas e legislação para a Educação Básica em debate: Pedagogia - PARFOR A formação docente do Curso Pedagogia – Parfor (Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica) é concebida como prática intencionada na relação com o objeto, os conceitos, os princípios e os objetivos da Pedagogia (Projeto Político Pedagógico do Curso, 2012). Assim, com a intenção de propiciar um repertório de informações composto por uma pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, bem como vivenciar princípios de interdisciplinaridade, contextualização, de democratização e da sensibilidade estética, desafiou-se a turma do nível III, Curso Pedagogia – Parfor a realizar um trabalho de pesquisa e sistematização na disciplina Políticas, Estrutura e Gestão da Educação Básica, com o objetivo de investigar e conhecer aspectos políticos e legais dos três níveis da Educação Básica afim de utilizar com propriedade a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB nº 9394/96 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para tais níveis de ensino, bem como outras determinações legais que regem as atribuições do trabalho docente, como por exemplo, a questão do currículo escolar, a carga-horária de efetivo trabalho com os alunos, a avaliação, o atendimento educacional especializado, o Projeto Político-Pedagógico, entre outros. Desse modo, a equipe de alunos que pesquisou sobre a Educação Infantil desenvolveu o trabalho junto ao Laboratório de Aprendizagens Lúdicas - Brinquedoteca, da Faculdade de Educação com a intenção de explorar mais um espaço de desenvolvimento, de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os objetivos do grupo foram de: oportunizar um ambiente que despertasse a curiosidade dos acadêmicos a respeito da Educação Infantil, bem como proporcionar vivências e experiências desse contexto, ao mesmo tempo em que possibilite a socialização e o aprimoramento de conhecimentos a respeito das leis que regem esse nível de ensino. O grupo de alunos que aprofundou a temática do Ensino Fundamental de Nove Anos identificou e discutiu questões que, mesmo após sete anos da promulgação da Lei nº 11.274 que regulamenta o Ensino Fundamental com nove anos de duração, ainda perpassam o cotidiano escolar. Ressalta-se que o objetivo desse novo Ensino Fundamental é assegurar a todas as crianças um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com mais qualidade. Por fim o grupo que fez a intervenção sobre o Ensino Médio. Este grupo buscou explorar o espaço que a UPF oferece e os professores da turma realizaram uma visita às dependências do Ensino Médio Integrado – UPF. Na oportunidade, conversaram com a secretária da unidade a qual falou sobre o currículo e os espaços disponíveis para os alunos. Cabe destacar que o público alvo do Curso Pedagogia - Parfor são professores pertencentes ao quadro de profissionais da rede pública de Educação Básica, portanto já docentes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e/ou do Ensino Médio, com experiências e vivencias construídas no seu cotidiano. Todo o trabalho do Parfor é para que estes professores atendam a exigência de formação inicial posta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, e possam recriar, enriquecer, potencializar o seu trabalho na escola, considerando as contribuições do estudo acadêmico. Atenciosamente, Professora Me. Luisa Cadorim Facenda Blog: http://luisafacenda.blogspot.com.br |