Quem Somos

O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor é um programa nacional implementado pela Capes em regime de colaboração com as Secretarias dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e com as Instituições de Ensino Superior. O objetivo principal do programa é garantir que os professores da rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB.

O objetivo principal do programa é garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício. É facultado o ingresso nesta modalidade de curso a todo professor da educação básica que esteja em exercício na rede pública de ensino, sem formação adequada à LDB. O Parfor dispõe de gratuidade para seus estudantes, é um curso presencial, e deseja contar com a parceria do Estado e Municípios quanto a facilitar a frequência dos alunos ao curso além de ajuda de custo para deslocamento e alimentação (situação essa diferente para cada município vinculado ao programa).

Os tipos de cursos oferecidos são:

  1. Primeira licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior;

  2. Segunda licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial; e

  3. Formação pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública da educação básica.

A UPF tem convênio assinado com o MEC desde o segundo semestre de 2010 para a primeira licenciatura, isto é, para docentes da rede pública de educação básica que não tenham formação de nível superior. No momento, primeiro semestre de 2012, teve início a quarta turma do curso de Pedagogia – LP. Ainda, no segundo semestre vão iniciar outras duas turmas: de Artes Visuais e de Música.

Os dados nacionais sobre o programa dizem respeito a 31 mil vagas oferecidas em diversos cursos de Licenciatura em Instituições de Ensino Superior localizadas nos seguintes estados: Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.


 
Site da UPF
© 2013 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI