Programação

Local: Campus I da UPF
Palestras: Salão de Atos da Faculdade de Direito (prédio U1)
Oficinas e Salas Temáticas: Salas da Faculdade de Educação (prédio D3)


 
Dia 22/05
Das 17h às 19h10min: Credenciamento e entrega de materiais

19h20min: Momento Cultural com Bandinho de Letras – Projeto de Extensão do Curso de Letras da UPF

19h40min: Sessão de Abertura do I Encontro Estadual da Pedagogia L/Parfor e da  I Mostra Pedagógica

20h15min: Palestra com a Professora Dra. Josenilda Maria Maés – Universidade Federal do Pará

Tema: Recriação de Práticas Pedagógicas pela Formação Continuada do Profissional da Educação

Dia 23/05

8h: I Mostra dos Acadêmicos do Parfor – Salas temáticas

Inauguração da Sessão de pôsteres, que segue exposta até o final da tarde

14h: Reuniões de Trabalho Pedagógico

Palestra com Professor Ruy Gonçalves Silva – Capes/DF e Rosa Mosna - Gabinete do DP/Seduc/RS

Tema: Programa de Apoio e Valorização das Licenciaturas

19h30min: Atividade Cultural

20h: Palestra com o Professor Dr. Carlos Rodrigues Brandão - Unicamp / Campinas/SP

Tema: A docência enquanto prática educativa

Dia 24/05
Das 8h às 10h30min: Oficinas

1- Contar Histórias

Coordenação: Betinha Mânica (do Teatro Depois da Chuva – P Fundo)
Para 20 participantes

A oficina prática buscará impulsionar nos participantes a experimentação de estados de concentração e atenção que favoreçam a presença total. Norteados por essa qualidade, as atividades (exercícios psicofísicos) serão orientados no sentido de ampliar a utilização corpórea e vocálica de cada pessoa, a fim de estruturar possibilidades de utilizações apropriadas de expressividade comunicabilidade.


2- ‘A Arte Faz bem, Meu Bem!’

Coordenação: Profª Ms. Cilene Potrich e Profª Esp. Carla Furnaleto
Para 25 participantes

A Oficina tem como finalidade proporcionar ao participante vivencias artísticas com contos, músicas, dança e técnicas plásticas que irão culminar na confecção de um objeto repleto de sentido e significado para cada um em particular. É também um convite para, de forma lúdica e sensível, cuidar mesmo que simbolicamente, do ‘mundo interior’ esquecido muitas vezes, pelo turbilhão de informações e afazeres que nos envolve no dia-a-dia do mundo externo.


3- Jogos Teatrais

Coordenação: Beliza Raquel Marroni Brum
Para 20 participantes

Todos os seres humanos são atores, porque agem e espectadores, porque observam. Os exercícios são monólogos corporais e jogos são diálogos corporais que podem ser utilizados por atores e não atores, como professores e terapeutas, trabalho político pedagógico ou social. Todo mundo atua, age e interpreta. Os jogos e exercícios são originais, inventados, novos ou antigos, os quais iremos trabalhar e desenvolver em todos a capacidade de se expressar através do teatro, utilizando movimentos físicos, formas, volumes e relações físicas. “O teatro é uma forma de conhecimento e deve ser também um meio de transformar a sociedade”. Augusto Boal


4- A Magia da Arte de Contar Histórias

Coordenação: Gládis Pedersen de Oliveira
Para 30 participantes

A oficina aborda sobre a arte de contar histórias como um recurso didático e oferece as condições técnicas para o bom desempenho do contador de histórias, destacando a questão da postura corporal, das mãos, do olhar, da voz, da emoção e de como preparar-se adequadamente para utilizar este recurso milenar de contar histórias.


5 – Robótica Educativa como Recurso Educativo

Para 40 participantes

 Desenvolvimento de atividades práticas de exploração da robótica educativa como recurso didático-pedagógico.

 

6 – Programação de Computadores para Professores

Para 40 participantes

Desenvolvimento de atividades práticas envolvendo programação de computadores como uma alternativa para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento lógico. Será utilizado o Software Scratch, disponível em todos os computadores das escolas municipais e estaduais de Passo Fundo.

 

7 – Oficina de LIBRAS

Coordenação: Prof.ª Ana Paula da Silva Zorzi Mariani
Para 25 participantes

Atualmente, as propostas de educação inclusiva requerem do professor adequação nas suas praticas que o instrumentalize para atender as situações de diversidade presente nas escolas. Portanto, esta oficina foi elaborada para o ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – como sinais de indicação para o publico do campo educacional.

12h: almoço de confraternização e encerramento do Encontro.


 
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