Orientações para Submissão de Trabalhos

Pesquisadores/as poderão apresentar propostas para as Salas Temáticas. Para tal deverão tomar em contas as orientações a seguir:

SALAS TEMÁTICAS:


1º) O tema da comunicação deve estar dentro de uma das temáticas das salas. Solicita-se que os proponentes informem em qual temática sua comunicação está enquadrada. As temáticas são:

1. Educação Ambiental
A Sala Temática reúne a discussão sobre experiências que perpassem o olhar cidadão, a ser construído continuamente, para uma comunidade de preservação dos recursos naturais e de busca de qualidade de vida em seus sentidos mais amplos. Temas que contribuam com a compreensão de um mundo contemporâneo, com suas contradições e transformações, na busca de soluções dos problemas do cotidiano social e escolar pelo paradigma da sustentabilidade e da preservação ambiental.

2. Educação Inclusiva
Apresentações e discussões que versem sobre experiências de inclusão na educação básica, relatos que permeiem inovações metodológicas e a reorganização da gestão escolar, considerando a politica nacional de inclusão de deficientes e da diversidade cultural.
 
3. Avaliação
A Sala Temática pretende abrir a discussão a partir de relatos que abordem as praticas em curso na avaliação enquanto instrumento de replanejamento escolar e práticas inovadoras e concepções que agreguem novos conhecimentos aos docentes.

4. Espaços Não Escolares
A Sala reúne trabalhos que possam contribuir para a compreensão e a ampliação do papel social do pedagogo para além do espaço escolar, abrindo um leque de abordagens que enfatizam as possibilidades educativas em espaços não escolares. Agrupa temas da atuação do pedagogo em empresas, ONGs, movimentos sociais e projetos governamentais, apontando para o significado social da educação. Pretende reunir temas da educação de forma não escolarizada, no intuito de fornecer elementos que pensem a educação em relação ao espaço/território.

5. Análise de Livros Didáticos na Perspectiva de Gênero: permanências e transformações
O tema "análise de livros didáticos" faz parte da proposta do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que tem como objetivo aprimorar o conhecimento das questões tanto ligadas aos conteúdos e metodologias como às que veiculam as desigualdades de cor/etnia e sexo/gênero. Abordar essas questões na formação inicial e continuada contribui para a ampliação dos temas e para a solidificação crítica da forma docente no Brasil. Tendo em vista a abrangência e urgência desses temas na, e para a, formação de professores analisou-se, na UPF, livros didáticos de língua portuguesa na perspectiva da desigualdade de gênero; fato que contribuiu para a ampliação crítica e para a conscientização dos docentes da região Sul.

6. Currículo e Práticas Docentes
Esta Sala Temática acolherá a temática da escola em seu contexto mais básico e desafiador: o de olhar para as práticas docentes realizadas e para o currículo em ação nos espaços escolares, em suas diversidades e possibilidades infindas, considerando os desafios postos pela sociedade à escola. Práticas vividas, propostas inovadoras, experiências exitosas e o cotidiano da escola são pertinentes a este grupo de trabalho.

7. Perspectivas e Desafios da Educação Básica no Rio Grande do Sul
A Sala Temática objetiva discutir e refletir os avanços e desafios da Educação Básica no RS. Compreender este contexto é fundamental para o cenário da formação docente na construção humana e social.

8. Gestão da Educação e da Escola
Pretende-se discutir pressupostos, atravessamentos e práticas pedagógicas da gestão da educação e da escola na perspectiva democrática. É um campo das políticas educacionais que, na relação com outras dimensões, colabora para a qualidade do processo ensino-aprendizagem.

2º) Enviar por correio eletrônico ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ), à Coordenação do Evento, o RESUMO EXPANDIDO em português (se em outro idioma, enviar também tradução para o português).
O RESUMO deverá ser um texto com entre 300 e 500 palavras, título, autoria, filiação institucional (se houver), endereço de contato (convencional e eletrônico) e palavras-chave (até cinco), em formato Word (arquivo.doc), folha A4, letra Times New Roman, tamanho 12 e espaço entrelinhas simples. Um proponente poderá apresentar até 3 propostas de Comunicação, sozinho ou em parceria com outros proponentes. Cada comunicação poderá contar com 4 autores (e/ou coautores).

3º) As propostas de Comunicação serão submetidas à COMISSÃO CIENTÍFICA, a quem caberá se pronunciar, aceitando ou não a proposta de comunicação apresentada. O resultado da análise da Comissão será comunicado aos proponentes até dia 17/05/2014, pelo site www.upf.br/parfor/ e por e-mail.

4º) O CRONOGRAMA para as comunicações é o seguinte:
Envio de Resumo: até 15 de maio de 2014 - exclusivamente para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Análise pela Comissão Científica: até 17 de maio de 2014.
Comunicado aos Proponentes sobre Resultado da Análise: 17 de maio de 2014.
As comunicações aceitas serão apresentadas pelos autores durante o I Encontro Pedagogia L/Parfor, conforme programação do evento e em horário e local a serem divulgados.

5º) COMUNICAÇÕES - ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO
5.1 Cada Sala de Comunicações terá uma equipe de mediadores responsável para receber os comunicadores, coordenar as apresentações e fazer a verificação de presenças;
5.2 O objetivo principal das sessões de comunicações é oportunizar a troca de experiências e de reflexões sobre as temáticas do Encontro da Pedagogia, de modo a dar visibilidade às pesquisas e aos relatos de vivências produzidos pelos participantes e de valorizar, promover e encorajar sua atuação no tema;
5.3 O procedimento de apresentação seguirá a seguinte ordem:
a) abertura da sessão pelos mediadores;
b) apresentação dos presentes e registro de presenças;
c) exposição das comunicações pelos comunicadores pelo tempo de até 15 minutos;
d) debate entre os comunicadores e os participantes coordenado pelos mediadores (40 min);
e) encerramento da sessão pela equipe de mediadores e entrega de certificado aos comunicadores;
5.4 As sessões de comunicação serão todas realizadas no prédio D3, Faculdade de Educação (Faed), da Universidade de Passo Fundo, com início às 8h30min e encerramento às 11h. Solicita-se a presença dos comunicadores alguns minutos antes do início para as combinações necessárias;
5.5 Na Sala de Comunicações haverá projetor multimídia (data show) É responsabilidade de cada comunicador levar seu próprio computador e o material de projeção salvo em pen drive. Caso seja necessário, providenciar algum procedimento alternativo.

6º) Somente serão incluídas na programação do evento e publicadas as comunicações ACEITAS pela Comissão Científica, cujos autores tiverem feito a INSCRIÇÃO para participação no evento. NÃO HAVERÁ RESTITUIÇÃO DO VALOR DA INSCRIÇÃO.

COMUNIÇÃO POR POSTERS/PORTIFÓLIOS/MATERIAIS DIDÁTICOS

Os trabalhos aprovados serão expostos durante o Encontro Estadual da Pedagogia L/PARFOR, em locais e horários estabelecidos.

Normas para apresentação de pôster:

1) Dimensões do pôster: 70 x 100 cm.
2) O tamanho da fonte deve variar de acordo com o número de palavras, o espaço disponível e o conteúdo a ser disposto, devendo permitir a leitura do trabalho de um a dois metros de distância. Pode conter figuras, não havendo limite para seu uso.

Sobre a Exposição dos pôsteres:

O apresentador receberá o número do painel onde o pôster deverá ser afixado para ficar exposto durante o evento e o cronograma para visitação do público.
A responsabilidade pela montagem e retirada do pôster é dos autores, inclusive no que diz respeito ao material utilizado para fixação. No local, não haverá tesouras, fitas adesivas, barbantes e local para guardar os pôsteres antes e depois das apresentações.
A ausência do expositor implica desclassificação para o recebimento de certificado de apresentação.
É proibida a apresentação do pôster por terceiros (não autores). Não serão fornecidos equipamentos para a apresentação de pôsteres como retroprojetores, microcomputadores, microfones, aparelhos e instrumentos sonoros. O horário estabelecido deverá ser seguido com rigor.
Os pôsteres que não forem recolhidos pelos autores, serão descartados.

3) Não há especificações para os Portfólios e Materiais Didáticos.

APRESENTAÇÃO
1) Data e horário da apresentação: todos os pôsteres serão apresentados no mesmo horário a ser informado no ato do credenciamento;
2) Os autores deverão estar no local da apresentação 20 minutos antes para procederem a fixação de seu cartaz;
3) É proibida a apresentação do pôster por terceiros não autores.
4) Apenas os pôsteres apresentados no evento, por pelo menos um dos autores, receberão certificado de apresentação;
5) Pelo menos um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao pôster para responder às questões dos interessados.
6) Pelo menos um dos autores do trabalho deverá permanecer junto ao pôster, para responder às questões dos interessados.

Prof.ª Maria Célia Rossetto
Pela Comissão Organizadora
 
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