Oficinas |
Todo o inscrito pode escolher uma oficina, como parte do evento. A escolha acontece no momento da inscrição e não tem valor extra. As oficinas iniciam no sábado pela manha, no prédio da FAED (prédio D3), com inicio previsto para as 08 horas. As oficinas previstas são:
Coordenação: Betinha Mânica (do Teatro Depois da Chuva – P Fundo) A oficina prática buscará impulsionar nos participantes a experimentação de estados de concentração e atenção que favoreçam a presença total. Norteados por essa qualidade, as atividades (exercícios psicofísicos) serão orientados no sentido de ampliar a utilização corpórea e vocálica de cada pessoa, a fim de estruturar possibilidades de utilizações apropriadas de expressividade comunicabilidade.
Coordenação: Profª Ms. Cilene Potrich e Profª Esp. Carla Furnaleto A Oficina tem como finalidade proporcionar ao participante vivencias artísticas com contos, músicas, dança e técnicas plásticas que irão culminar na confecção de um objeto repleto de sentido e significado para cada um em particular. É também um convite para, de forma lúdica e sensível, cuidar mesmo que simbolicamente, do ‘mundo interior’ esquecido muitas vezes, pelo turbilhão de informações e afazeres que nos envolve no dia-a-dia do mundo externo.
Coordenação: Beliza Raquel Marroni Brum Todos os seres humanos são atores, porque agem e espectadores, porque observam. Os exercícios são monólogos corporais e jogos são diálogos corporais que podem ser utilizados por atores e não atores, como professores e terapeutas, trabalho político pedagógico ou social. Todo mundo atua, age e interpreta. Os jogos e exercícios são originais, inventados, novos ou antigos, os quais iremos trabalhar e desenvolver em todos a capacidade de se expressar através do teatro, utilizando movimentos físicos, formas, volumes e relações físicas. “O teatro é uma forma de conhecimento e deve ser também um meio de transformar a sociedade”. Augusto Boal
Coordenação: Gládis Pedersen de Oliveira A oficina aborda sobre a arte de contar histórias como um recurso didático e oferece as condições técnicas para o bom desempenho do contador de histórias, destacando a questão da postura corporal, das mãos, do olhar, da voz, da emoção e de como preparar-se adequadamente para utilizar este recurso milenar de contar histórias.
Para 40 participantes Desenvolvimento de atividades práticas de exploração da robótica educativa como recurso didático-pedagógico.
6 – Programação de Computadores para Professores Para 40 participantes Desenvolvimento de atividades práticas envolvendo programação de computadores como uma alternativa para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento lógico. Será utilizado o Software Scratch, disponível em todos os computadores das escolas municipais e estaduais de Passo Fundo.
7 – Oficina de LIBRAS Coordenação: Prof.ª Ana Paula da Silva Zorzi Mariani Atualmente, as propostas de educação inclusiva requerem do professor adequação nas suas praticas que o instrumentalize para atender as situações de diversidade presente nas escolas. Portanto, esta oficina foi elaborada para o ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS – como sinais de indicação para o publico do campo educacional.
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